Rotas do Vento Rotas do Vento
Home  » Utilidades » Diversos » Na Rota de Landmannalugar, Islândia

Na Rota de  Landmannalugar
(8 dias de viagem, 6 de caminhada, 2 em albergue e 5 em refúgios)

Esta viagem é possivelmente uma das melhores rotas de caminhada do mundo, devido à beleza das suas paisagens que sintetiza todos os contrastes da Islândia. As
paisagens que atravessamos são de uma diversidade excepcional: glaciares, vulcões, fumarolas, os tons ocres de terra queimada, as termas naturais, os prados verdejantes situados numa curiosa harmonia entre lava omnipresente.
Serão oito dias de viagem entre vales profundos, zonas desérticas e planas, gargantas aparentemente inacessíveis, rios e montanhas de lava, tudo num caos organizado que faz da Islândia o último recanto selvagem da Europa.
O massiço de Fjallabak, onde se desenrola a caminhada, é a demonstra um mundo em formação, onde o fogo e o gelo moldaram algumas das paisagens mais recentes, mais estranhas e extraordinárias do mundo.
São todos estes aspectos que tornam esta rota tão excepcional, contudo bastante acessível. Esta é uma dviagem imprescindível, naquela que é também conhecida como a “terra de gelo e  fogo”, que alberga a terceira maior massa gelada mais importante do Planeta – o glaciar  Vatnajökull, ao mesmo tempo que conta com uma actividade geotérmica que encheu este pais de paisagens absolutamente extraordinárias.


 

Pontos de Interesse

Realizar aquela que é considerada uma das melhores caminhadas do mundo, no último paraíso selvagem da Europa;
As paisagens contrastantes da “Ilha de gelo e fogo”: glaciares, montanhas, termas, fumarolas e actividade vulcânica;
A cidade de Reykjavik;
As termas de Landmannalaugar;
O lago Alftavatn;
Caminhada no Vale de Thor;
A reserva natural nas proximidades do lago Myvatan;
As 24 cascatas de Skoga;
Skogarfoss, a maior cascata da Islândia.



Programa Resumido

D1: Voo Lisboa-Reykjavik. Albergue.

D2: Partida para Landmannalaugar, mergulhamos no famoso rio de águas quentes de  Landmannalugar. Marcha, com destino a Hraftinnusker. Refúgio.

D3: Dirigimo-nos para Alftavatn. Refúgio. 

D4: Caminhada entre o galciar Entujökull e montanhas Hatafell. Visitamos o desfiladeiro próximo ao nosso refúgio. 

D5: Caminhada entre as colinas de Emstrur, travessia do o desfiladeiro do rio Fremri-Emstruá, até ao Vale de Thorsmork. Continuamos por um carreiro até ao refúgio.

D6: Caminhamos pelo Vale de Thor até  Fimmvorduhals. Refúgio.

D7: 24 cascatas do rio Skoga, cascata de Skogarfoss. Transporte para Reykjavik. Albergue.

D8: Transporte para o aeroporto. Voo de regresso a Lisboa

Programa Detalhado

D1: Voo Lisboa-Reykjavik. Albergue.

D2: Partida matinal em minibus ou carrinha com destino à colorida região de Landmannalaugar, atravessando o deserto de Sprengisandur – o grande deserto no centro da Islândia, situado entre os enormes glaciares de Vatnajökull e de Hofsjökull. Para começar com o pé direito, mergulhamos no famoso rio de águas quentes de  Landmannalugar, perto das línguas de lava que o rodeiam e por onde caminharemos em seguida. Damos início à nossa marcha, com destino ao refúgio de  Hraftinnusker, rodeado de uma infinidade de obsidianas, o que demontra claramente a constante actividade vulcânica desta ilha. Pelo caminho passamos por campos de fumarolas, colinas de riolitos e campos nevados.

D3: Deixamos Hraftinnusker e dirigimo-nos para a incrível paisagem de Alftavatn. Na primeira metada do dia caminhamos entre montanhas nevadas e riachos provocados pelo degelo dos inúmeros pequenos glaciares por onde passamos. Mesmo a meio da jornada chegamos a um idílico mirador de onde podemos observar as montanhas e os prados ao redor do lago Alftavatn. Para terminar a nossa jornada, atravessamos um pequeo rio, ideal para um merecido descanso dos nosso músculos. Noite em refúgio. 

D4: Partimos do idílico Alftavatn para entrar num inóspito deserto de areia negra, por onde decorrerá o resto desta jornada. Estamos ladeados pelo galciar Entujökull à esquerda e à direita por montanhas como Hatafell, de onde poderemos estar a ser observados, por duendes e outros personagens característicos da riquíssima mitologia islandesa. Visitamos o desfiladeiro próximo ao nosso refúgio. 

D5: Começamos o dia caminhando entre as colinas mágicas de Emstrur para depois atravessar uma ponte estreita entre duas paredes que formam o desfiladeiro do rio Fremri-Emstruá, fruto do degelo do glaciar Entujökull. Este é o único ponto possível para atravessá-lo num raio de vários kilómetros. Aos poucos a paisagem desértica vai dando lugar ao verde do Vale de Thorsmork (o bosque de Thor), sem dúvida, um dos lugares mais bonitos da Islândia. Podemos admirar as línguas glaciares que descem até ao vale de Thor, assim como a água do degelo que se junta à corrente do rio Markafljót. Continuamos por um carreiro até ao refúgio.

D6: Hoje partimos de majestoso Vale de Thor numa caminhada até aquele que será, possivelmente um dos refúgios mais inacessíveis desta viagem - Fimmvorduhals. Caminhamos por colinas verdejantes, carreiros estreitos e pelo colo do caminho que dá nome ao nosso refúgio. Neste colo, onde se encontram frente a frente os glaciares Mýrdallsjokull e Eyjafjallajokull, avistaremos pela primeira vez, o grande Oceano Atlântico.

D7: Para o toque final desta viagem, caminhamos a mior parte do tempo em descida e passando pelas 24 cascatas do rio Skoga, das mais suaves e tranquilas às mais potentes e caudalosas, terminando em grande, na afamada cascata de Skogarfoss, com 62m de altura. Transporte para Reykjavik. Jantar na cidade. Noite em albergue.

D8: Transporte para o aeroporto. Voo de regresso a Lisboa

Nota: Nas etapas de caminhada levaremos apenas o necessário para o dia-a-dia, e o pic-nic, num máximo de 12kg por pessoa. De maneira a realizar a caminhada o mais comodamente possível aconselhamos que leve o mínimo indispensável.  

Preço: desde Eur 2250.
Duração: 8 dias de viagem, 6 de caminhada, 2 em albergue e 5 em refúgio.
Datas: Jul 11-18, Jul 18-25, Jul 25-Ago 1, Ago 1-8, Ago 8-15, Ago 15-22, Ago 22-29, Ago 29-Set 5.
Dificuldade: 3



Condições Particulares de Participação

Suplemento época alta: partidas Jul +Eur 160, Ago +Eur 280.

Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.

Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.

Preço: Válido em 2009;

Inclui: Os voos em classe turística Lisboa-Reykjavik e volta, 2 noites em albergue em Reykjavik, 5 noites em refúgio de montanha, pensão completa na Islândia do pic-nic do D2 ao pic-nic do D7  todos os transportes na Islândia, guia.

Não inclui: Equipamento pessoal, alojamento, transporte e refeições nos D1, D8 e jantar em Reykjavik no D7, transporte de bagagem durante os seis dias de trekking, seguro de viagem, excesso de peso no equipamento, gastos originados fora do plano de viagem e devido a atrasos nos voos.

Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.

Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 52. que abrange um período de 8 dias (por favor consulte as coberturas).

Transportes: Voos em classe turística em companhia aérea europeia ou americana e todas com quem estas tenham aliança (codeshare), transportes internos em minibus privado.

Acompanhamento: Guia profissional espanhol.

Grupos: mín 6, máx 10 pessoas.

Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa do percurso, nomeadamente os locais de pernoita. A realização de todo o programa estará dependente das condições meteorológicas que serão decididas no terreno. Você deverá participar em todas as tarefas de campo inclusive cozinhar e lavar pratos. Esta viagem tem de ser considerada como uma expedição onde podem ocorrer circunstâncias imprevisíveis, como mau tempo, mau estado do gelo, etc. e portanto sujeita a alterações sobre o terreno.

Documentação: Passaporte válido; os portugueses não necessitam de visto.

Vacinas: Nenhuma obrigatória.

Condição Física
A viagem tem uma dificuldade moderada. Pode ser realizada sem necessidade de ter uma condição física especial, apesar de recomendar-se fazer exercícios que melhorem a força e a resistência com mínimo um mês antes da viagem. As etapas são de 5 a 7 horas de marcha com frequentes paragens e descansos. A viagem não é recomendável para pessoas com sérios problemas de costas, pelos problemas que possam ter ao transportar as mochuilas durante o trekking.

Informação Útil para o Viajante

Moeda: Coroa islandesa.
A maneira mais barata de conseguir coroas é levantar coroas com o cartão MasterCard ou Visa em Reykjavik. O sistema menos vantajoso é cambiar dinheiro num banco.
A Islândia é um dos países mais caros do mundo. Os preços são 2 a 4 vezes superiores aos de Portugal. O dinheiro de bolso que se tem de calcular para gastos extras é de umas 500 a 1000 coroas. Pode ootar por levar apenas uma pequena quantidade de coroas e euros, para o caso de ser necessário para os dias em Reykjavik, e utilizar o cartão de crédito, que é facilmente aceite em lojas e restaurantes.

Diferença horária: 3 horas menos.

Idioma: O idioma falado na Islândia é o islandês. O inglês é falado em maior ou menor grau por quase toda a gente jovem.

Equipamento: Gorro e luvas de lã ou forro polar, bolsas estanques, óculos de sol, 3 camisas fibra, casaco de forro polar (100 e 200), casaco e calças impermeáveis, luvas, calças de trekking, botas de trekking, estojo pessoal, saco cama 5ºC, lanterna, estojo pessoal de medicamentos.
Nota: Depois da sua inscrição fornecer-lhe-emos uma lista detalhada.

islam-10jul09







Testemunhos