Rotas do Vento Rotas do Vento


Espanha: Hortas, Bosques e Vulcões em La Palma

Programa resumido Programa Detalhado

D1: Voos Lisboa-Madrid-Tenerife-La Palma. Transfer para o hotel.

D2: Bosque Encantado
O nosso passeio inicia-se em Cubo de la Galga, um belo caminho que nos introduz suavemente por um dos ambientes mais exóticos e frondosos da ilha de La Palma: densos bosques de loureiros e samambaias gigantescas, talvez as mais curiosas e espectaculares de todo o arquipélago canário. Após chegarmos a La Somada Alta, um miradouro situado a 900m, ficaremos fascinados com a vista magnífica dos pequenos povoados do nordeste da ilha. Depois, descida lenta penetrando no coração do Bosque Encantado, uma selva pré-histórica, carregada de vegetação frondosa pendendo das falésias húmidas, as lianas (espécie de trepadeiras) tecem as suas redes desde as altas copas das árvores e um sem número de lindas plantas e flores que preenchem cada canto do bosque. Mais adiante encontraremos as clareiras onde os lavradores já preparam os seus terraços de cultivo. A paisagem começa a salpicar-se de pequenas casas e agora podemos desfrutar do dia-a-dia dos habitantes locais ocupados com os seus afazeres quotidianos. Final desta belíssima rota botânica no povoado de San Bartolo com grandes vistas sobre as ravinas do Norte. A partir de aqui, o passeio prolonga-se por mais cerca de 1 hora, para aqueles que querem explorar a dramática ravina de La Galga e extasiar-se com as vistas cénicas da costa leste. Regresso ao hotel. (3h30 ou 5h de caminhada)

D3: Lava, Vinho e Tapas
No sopé de Fuencaliente, 650 metros acima do nível do mar, encontramos o vulcão San Antonio, de 3000 anos de idade. A partir daqui, podemos ver todas as encostas oeste de La Palma e as pequenas aldeias circundantes. O vulcão Teneguia entrou em erupção em 1971 e agora está abaixo deste. O nosso caminho desce da cratera de San Antonio, através de uma paisagem árida de escória vulcânica e dunas de areia negra que contrastam acentuadamente com o azul brilhante do mar. Manchas de vinhas e de outros arbustos pequenos, aqui e ali, dão um toque de verde mo meio da paisagem lunar. Em Roque Teneguia, numa rocha de cor leve que emerge das cinzas pretas, poderemos ver gravuras na pedra, esculpidas pelos nativos originais da ilha. Acredita-se que as antigas termas que foram enterradas na erupção de 1677, de que a vila de Fuencaliente (: termas) é nomeada, estavam situadas aqui. Pouco depois, chegamos à base de Teneguia, o vulcão mais jovem das Ilhas Canárias. Um vapor quente e fedorento cheirando a ovos podres emanam do solo aqui. Podemos subir o flanco esquerdo para ver os rios de lava que foram regurgitados e que escorreram montanha abaixo até arrefecerem na água do mar. A paisagem é espetacularmente árida, dando-nos a ideia dramática do extraordinário poder de uma erupção vulcânica. O nosso caminho desce em direção ao Farol de Fuencaliente. O caminho é fácil e agradável para caminhar. Caminhando entre os campos de areia vulcânica chegaremos à ponta sul de La Palma. Daremos um refrescante mergulho no oceano Atlântico na Playa Chica (La Zamora), juntamente com um lanche no pequeno quiosque, onde podemos degustar tapas típicas e vinhos locais. (3h de caminhada)

D4: Panoramas do Topo da Ilha
Desde que a montanha mais alta de La Palma se tornou acessível por estrada, mais e mais amantes da natureza sentem o desejo de escalar Roque de Los Muchachos para apreciar um incrível panorama da Ilha e do mar ao fundo, a partir de uma altitude de quase 2500 metros. Caminhos antigos espetaculares cruzam esses picos e foram usados ​​pelos ilhéus para mover as suas mercadorias de um lugar para outro. A nossa caminhada começa no Pico de la Cruz (2351 metros), percorrendo as montanhas até Roque de Los Muchachos. Descobrimos imediatamente os impressionantes precipícios que conduzem a La Caldera de Taburiente: falésias de mais de 1000 metros de altura que formam uma borda semi-circular com um perímetro de 27 km. As vistas são espetaculares mostrando-nos cada canto da Ilha. O nosso caminho é suave e serpenteia entre vários pequenos cumes. Quando chegarmos ao mirador Los Andenes teremos um panorama soberbo. De leste a oeste, poderemos ver todas as aldeias minúsculas aninhadas nos penhascos costeiros. Todo o norte de La Palma é coberto por um manto de vegetação verde. Um pouco mais adiante, o caminho passa por um muro de pedra que parece ser feito pelo homem. A Parede de Roberto, origem de inúmeras lendas, foi criada como resultado do resfriamento de uma massa de magma que saiu de uma fenda na montanha. O tempo e a erosão expuseram este dique de basalto. O Observatório de Astrofísica Roque de Los Muchachos está localizado muito próximo do pico mais alto: Roque de Los Muchachos. Uma série de cúpulas metálicas alberga potentes instrumentos para observar o espaço, pertença de diversos países europeus. (4h de caminhada)

D5Caldera de Taburiente
Caldera de Taburiente é uma das maiores crateras de erosão do mundo. Está situada no centro da ilha e é formada por um círculo de montanhas de cerca de 2500m de altura. As montanhas mais altas caem verticalmente no interior da cratera até 1000 m. No seu interior encontramos ribeiros, cascatas e ravinas, bem como uma grande variedade de plantas e de flores. A Caldera tem um diâmetro de 9 km e um perímetro de cerca de 27 km. Devido à sua especial orografia goza de um clima temperado com ausência de ventos durante quase todo o ano. Foi declarada Parque Nacional em 1954. Num veículo de todo-o-terreno atravessaremos o Barranco de Las Angustias seguindo por uma faixa serpenteante que nos levará até Los Brecitos a 1040m. Daqui há um caminho bem preservado que desce suavemente em direcção à Zona de Acampada (zona de acampamento). As Casas de Tenerra e as Casas de Taburiente são os únicos núcleos habitados e os seus terraços agrícolas abandonados são testemunha de uma outrora intensa actividade agrícola. Na Zona de Acampada, na margem do rio Taburiente, encontraremos o lugar ideal para repousar e desfrutar da esplêndida paisagem que nos rodeia circundados por um conjunto de soberbas montanhas. Através do ribeiro o caminho leva-nos até ao Barranco del Almendro Amargo (Ravina de Amêndoa Amarga) e desce lentamente até chegarmos ao Barranco de las Angustias. Caminhando por entre as pedras e atravessando algumas vezes o pequeno ribeiro que flui constantemente, as nossas duas últimas horas são passadas na ravina. A erosão expôs camadas de rochas de diferentes composições, que são intercaladas com amontoados de lava provenientes de erupções submarinas. Ao longo deste trilho seremos acompanhados pelo ribeiro que forma pequenas piscinas de água cristalina e belas cascatas. Regresso ao hotel. (6h30 de caminhada)

D6: Norte Selvagem
O Norte, a zona mais encantadora de La Palma é o cenário desta impressionante rota a pé que nos levará até El Tablado, um povoado pitoresco pendurado entre duas profundas ravinas. Desde San António del Monte, uma pequena ermida situada a 900m, o nosso caminho desce até Don Pedro por entre as faias e urzes atravessando terraços de cultivo e oferecendo-nos o constante panorama da cadeia de imponentes montanhas de Roque de Los Muchachos. Ao longe já se avistam as primeiras casas nas verdes ladeiras do norte. Entre as encostas notam-se profundas ravinas que inevitavelmente separam o casario. Um mar tempestuoso fustiga a costa limando as suas falésias. Os latidos dos cães indicam-nos uma casa habitada, que é a última casa antes de empreendermos a travessia do Barranco de Fagundo, a ravina mais espectacular da ilha. Do outro lado, El Tablado assoma-se preguiçosamente como se estivesse imerso na sonolência da sua sesta diária. O caminho ziguezagueia até lá abaixo por entre as camadas expostas pela erosão. Um autêntico jardim natural estende-se aos nossos pés: tajinastes (espécie de planta endémica, típica das Ilhas Canárias) azuis, rosas e brancas entre catos e tabaibos (frutos de um cato silvestre, que abunda em La Palma), bejeques (plantas suculentas) de flor amarela, vinagreiras de cor avermelhada… Após uma breve subida alcançamos as primeiras casas. El Tablado é um refúgio de paz. Os seus habitantes observam-nos surpreendidos e sorridentes. Terraços verdes salpicam a paisagem, exibindo as suas colheitas: batatas, milho, cevada… A sua única rua conduz-nos até ao bar do Eliseo situado na extremidade do Barranco de los Hombres. A partir de um terraço improvisado, invadidos pelo odor dos estábulos vizinhos, deliciamo-nos com uma grandiosa vista da costa norte de La Palma. Regresso ao hotel. (5h de caminhada)

D7Cuevas de BuracasBarranco de Izcagua, Moínho de Gofi 
Através de plantações de frutas exóticas e de plantas tropicais, o nosso caminho de Las Tricias segue entre belos dragoeiros e vastos campos de amendoeiras. Las Cuevas de Buracas, com os seus misteriosos hieroglifos  esculpidos na rocha levam-nos a uma época recuada em que os aborígenes dominavam a sua Ilha. Apreciaremos bonitos edifícios coloniais construídos em locais privilegiados em pequenos núcleos na borda do Barranco de Izcagua. Depois descemos até ao antigo moínho de Gofi situado num magnífico promontório oferecendo-nos um panorama esplêndido sobre todo o litoral noroeste. (: 3h de caminhada)

D8: Transporte até ao aeroporto. Voos La Palma-Tenerife-Madrid-Lisboa.
  • Preço: desde Eur 1180 por pessoa (voos incluídos).
  • Partidas: Jan 21-28, Jan 28-Fev 4, Fev 4-11, Fev 11-18, Fev 18-25, Fev 25-Mar 4, Mar 4-11, Mar 11-18, Mar 18-25, Mar 25-Abr 1, Abr 1-8, Abr 8-15, Abr 15-22, Abr 22-29, Abr 29-Mai 6, Mai 6-13, Mai 13-20, Mai 20-27, Mai 27-Jun 3, Jun 3-10, Jun 10-17, Jun 17-24, Jun 24-Jul 1, Jul 1-8, Jul 8-15, Jul 15-22, Jul 22-29, Jul 29-Ago 5, Ago 5-12, Ago 12-19, Ago 19-26, Ago 26-Set 2, Set 2-9, Set 9-16, Set 16-23, Set 23-30, Set 30-Out 7.
  • Dificuldade: 2

Sugestões de Programas Alternativos:
th_marrocos0044_1267720174.jpg
Preço: desde Eur 880 por pessoa (voos incluídos)
th_irker1_1232321535.jpg
Preço: desde Eur 1680 por pessoa (voos incluídos)
th_800px_publictmb_1236692788.jpg
Preço: desde Eur 1310 por pessoa (voos incluídos)

th_ribic_01_1274735312.jpg
Preço: desde Eur 1280 por pessoa (voos incluídos)
th_kayak6_1275009341.jpg
Preço: desde Eur 1240 por pessoa (voos incluídos)
th_krka_03_1421263131.jpg
Preço: desde Eur 1180 por pessoa (voos incluídos)

th_skogafoss2_1425489570.jpg
Preço: desde Eur 4180 por pessoa (voos incluídos)
th_conwycastle_1427282850.jpg
Preço: desde Eur 1680 por pessoa (voos incluídos)
th_groenlandia_2006_381_1430675523.jpg
Preço: desde Eur 3880 por pessoa (voos incluídos)


Testemunhos
Hortas, Bosques e Vulcões em La Palma , Espanha