Rotas do Vento Rotas do Vento
Home  » Utilidades » Diversos » Nepal: De Kathmandu ao Parque Annapurna e ao Parque Chitwan, Abr 2018

Nepal: De Kathmandu ao Parque Annapurna e ao Parque Chitwan
Abril 2018


Introdução

Aliciante programa de multiactividade que irá oferecer-lhe uma grande variedade de paisagens e de experiências inéditas que não mais esquecerá.

O nosso percurso a pé desenrola-se na esplêndida região de Pokhara sob o panorama de grandes montanha Macchapuchare, "The Fish Tail", região de Pokhara e Annapurnas nevadas, a destacar o Macchapucchare (6993m) e o Dhaulagiri (8167m).
Atravessamos verdejantes arrozais e bonitas florestas de pinheiros dos Himalaias e de castanheiros, onde os rododendros e as magnólias estão em flor na Primavera. Iremos pernoitar em aldeias de montanha e teremos um caloroso contacto com os nativos e com o seu modo de vida rural e pastoril. No regresso descemos para o vale do rio Kali Gandaki onde admiramos as suas espectaculares gargantas e cruzamos as inúmeras caravanas de cavalos que aqui transitam.
Depois iremos descer o rio Trisuli em jangada (rafting) atravessando uma paisagem muito variada onde venceremos alguns emocionantes rápidos que você irá sempre recordar. Nas margens observamos os nativos de raça magar e gurung trabalhando nos campos que sobem as encostas em socalcos cultivados de arroz, milho e cevada.
Chegamos ao Terai para explorarmos o Parque Nacional de Chitwan, um dos mais ricos santuários de vida selvagem em toda a Ásia.
Em dorso de elefante e de canoa autóctone iremos percorrer a densa floresta tropical em busca de tigres, rinocerontes, leopardos, elefantes, búfalos, ursos, golfinhos e crocodilos de água doce e inúmeras outras espécies de mamíferos, répteis e aves.
Esta é uma viagem a não perder!


Pontos de Interesse

Katmandu e os locais históricos do Vale de Katmandu;
Florestas e carreiros no percurso para Pothana;
Travessia de pontes suspensas;

Visão de grandes montanhas nevadas das quais sobressai o monte Macchapuchare (6993m);
Belos campos de arroz em socalcos e observação da atividade das aldeias;
A cidade de Pokhara, junto ao Lago Phewa;
Rafting no rio Trisuli;
Safaris de canoa e em elefante no Parque Nacional de Chitwan.


Em Viagem

Acordar às 7h; depois de uma breve higiene matinal e de refazermos o nosso saco, é a hora do pequeno-almoço: ovos, chapatti, doce, manteiga, queijo, cereais, leite, chá e café. Enquanto isso os nossos sherpas preparam as bagagens para serem transportadas pelos carregadores ou pelos yaks.
A manhã será passada caminhando calmamente, contemplando a Natureza e correspondendo às saudações dos nativos, cada qual caminhando ao seu ritmo.
Poderemos cruzar-nos com búfalos a pastar ou atravessar uma das diversas pontes suspensas que balançam à nossa passagem.
A meio do dia a refeição será frugal: sopa de massas com vegetais, chapatti, queijo, doce, biscoitos.
Depois continuamos o nosso caminho por entre arrozais em socalcos ou florestas de magnólias. O espectáculo das grandes montanhas nevadas aproxima-se e longe está a civilização moderna.
Aqui viveremos ao ritmo dos nativos, livres de compromissos e de preocupações, num contexto praticamente inalterado ao longo dos séculos.
A meio da tarde chegamos ao albergue onde nos recebem com chá e biscoitos.
Terá a oportunidade de dar um passeio nas redondezas para apreciar o panorama em redor ou irá esticar as pernas na sala-refeitório, comentando animadamente as peripécias do dia com os seus companheiros de viagem.
Enquanto isso, na cozinha é preparado o jantar, que compreende três pratos, normalmente sopa de legumes, depois "dhal-bhat", arroz com puré de lentilhas, batatas cozidas, fritas ou salteadas com galinha, legumes cozidos, arroz frito com legumes, saladas de tomate e atum, doce, chá e café.
Pouco depois do crepúsculo instala-se o frio da noite, e invade-nos o desejo de repousarmos na mornidão do saco-cama, normalmente às 20h.


Programa de Viagem-

D1
: Voos Lisboa-Kathmandu.

D2: Chegada a Kathmandu e transporte para o hotel em Thamel, o bairro mais característico de Kathmandu.

D3: Visitar dos diversos locais históricos no vale: Durbar Square, a praça onde se situa o antigo palácio real e diversos templos e santuários,  Swayambunath, o stupa e mosteiro budista situado no topo de uma elevada colina com uma bela vista sobre Kathmandu, Pashupatinath, um grande santuário hindu na margem do rio Bagmati onde os crentes se banham e onde são deitadas as cinzas das cremações, Boudhanath, local onde se situa o maior stupa do Nepal e onde se construíram diversos mosteiros budistas que acolhem refugiados tibetanos.

D4: Voo para Pokhara (800m). Pokhara é uma pacata vila na margem do bonito lago Phewa, com vista para as montanhas da cadeia Annapurna, no qual se aprecia o reflexo das grandes montanhas distantes. O monte Macchapuchare (6993m) domina o olhar com a sua imponência e magnificência! hotel.

D5: Autocarro até Phedi (1100m) (15mn), encontro com a nossa equipa de carregadores e início do passeio. Subida em escadaria na primeira hora, depois em carreiro suave por entre verdejantes arrozais em socalcos, apreciando a bela vista sobre o vale do rio Seti. Passamos por Dhampus, onde teremos um bonito panorama sobre o Dhaulagiri (8127m). Noite em Pothana (1760m) (4h), onde teremos outra vista sobre o Macchapuchare (6993m), a montanha sagrada, com um cume em forma de cauda de peixe, uma das montanhas mais elegantes e belas que se conhece.

D6: Pothana-Ghandrung (1980m)(6h). Subida até um colo a 2100m no meio de bonita floresta de castanheiros, seguindo-se descida suave passando por alguns povoados. Agradável vista sobre o vale do rio Modi Khola durante todo o dia, observando também as actividades agrícolas dos nativos. Passamos por New Bridge, uma ponte suspensa sobre o rio Modi Khola, depois subimos em escadaria até Ghandrung, atravessando arrozais e campos de milho em socalcos.

D7:Ghandrung -Banthanti (2500m) (6h). Continuamos o nosso passeio por um caminho pouco frequentado na direcção de Gorapani, onde nos poderemos cruzar com alguns aldeãos provenientes da rota das caravanas que passa por Jomosom. O carreiro a meio da encosta oferece um magnífico panorama sobre o verdejante vale do Kali Gandhaki coberto de floresta, onde detectamos zonas abertas com aldeias e os seus campos de cultivo.

D8: Banthanti-Hile (1860m) (4h). De manhã, subida facultativa a Poon Hill (3200m, 3h) de onde se avista um excelente panorama dos Himalaias a perder de vista. Passando Gorapani, encontramo-nos no secular caminho das caravanas vindas do Tibet. Belo panorama do Annapurna Sul (7200m). Atravessamos algumas esplêndidas e densas florestas de magnólias e de castanheiros, onde abundam irrequietos macacos.

D9: Hile-Birethanti (1000m) (4h). Longa descida após Ulleri, depois continuamos nas margens do Bhurungdi Khola atravessando algumas pontes suspensas. Transporte para o hotel em Pokhara.

D10: Transporte para a margem do rio Trisuli. Encontro com a nossa equipa de rafting e briefing sobre a utilização do equipamento e alguns aspectos da navegação (Nota: A participação no rafting é facultativa).
Após uma refeição ligeira iniciamos a nossa descida. Atravessamos uma grande diversidade de paisagens, ora navegando em águas calmas onde o rio alarga, ora descendo gargantas sob elevadas falésias com águas rápidas que nos irá elevar bastante a adrenalina. Os rápidos que atravessamos têm todos nomes nepaleses e os nossos guias irão contar-lhe as histórias relacionadas com cada um. Passamos por diversas aldeias magar e gurung, cujos nativos irão saudar a nossa passagem da margem. Irá passar momentos de grande emoção. Apesar de este itinerário de rafting possuir um nível modesto é essencial saber nadar.
Após desembarcarmos continuamos em autocarro para o lodge, no Parque Nacional de Chitwan. Num recenseamento realizado há poucos anos, contaram-se cerca de cem tigres de Bengala e mais de quatrocentos rinocerontes. Este santuário alberga uma interessante diversidade de fauna, entre as quais várias espécies de macacos, elefantes, antílopes, leopardos, chacais, ursos, os célebres golfinhos do Ganges, crocodilos de água doce e mais de 400 espécies de aves residentes e migradoras.

D11: De manhã cedo partimos em safari em dorso de elefante para observarmos a fauna do parque. O condutor do elefante irá procurar os locais onde é provável encontrar tigres ou rinocerontes e irá descrever-lhe as espécies que vão encontrando. À tarde iremos passear de canoa para continuarmos a nossa experiência no mato. Nas margens do rio Rapti observamos múltiplas aves lacustres e mamíferos que aqui vêm beber em bandos, além dos golfinhos e dos crococodilos.
Durante o jantar iremos presenciar a dança tradicional Tharu, a dança do bastão, que envolve um grande grupo de homens brandindo os seus bastões de forma ameaçadora.

D12: Partida de autocarro para Kathmandu (4h) e regresso ao hotel. Resto da tarde livre.

D13: Visita das praças reais e dos palácios de Patan e de Bakhtapur, outrora capitais de reinos no vale Kathmandu que foram conquistados no séc XVIII pelo rei de Gorkha, que também anexou o reino de Kathmandu.

D14: Transporte para o aeroporto e voos Kathmandu-Lisboa.

D15: Chegada a Lisboa.

Nota: O percurso de rafting é acessível a qualquer pessoa sem experiência, mas tem de saber nadar.



Condições Particulares de Participação

Suplemento individual: Eur 420 (só hotel em Kathmandu, Pokhara e Chitwan).

Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.


Preço: Válido em 2018;

Inclui: Voos Lisboa-Kathmandu e regresso em linha regular, hotel em quarto duplo com banho e pequeno-almoço em Kathmandu e em Pokhara, albergues de montanha durante o passeio a pé, estalagem em Chitwan em pensão completa, todos os transportes internos, taxa de entrada nos parques nacionais, serviços de guia, carregadores e pessoal de apoio, jangadas, capacetes, coletes de salvação, transporte das bagagens durante o passeio.

Não inclui: Visto (USD 30.), taxa de aeroporto (+/- USD 15.), equipamento pessoal, visitas nos dias livres, refeições, eventuais mudanças de aeroporto, suplemento individual no alojamento em hotel, seguro de viagem, gorjetas.

Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais. O preço dos hotéis e dos voos poderão alterar-se a partir de Outubro.

Refeições durante o trek: Os albergues que utilizamos servem refeições e oferecem uma escolha variada que poderemos escolher de uma lista. Conte com preços de Eur 3-6 para uma refeição ligeira a meio do dia (por ex: sopa de massas com vegetais) e Eur 5-12 por jantar. Não incluindo as refeições no preço do programa permitimos uma maior liberdade de escolha e uma melhor gestão dos seus recursos.

Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 60, que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).

Alojamento: Hotel de 3* em Kathmandu e em Pokhara, estalagem resort standard em Chitwan, albergues de montanha simples durante o passeio, que servem todas as refeições, alguns com possibilidade de tomar banho quente.

Transportes: Voos em classe económica na Emirates, ETihad ou Jet Airways, autocarro fretado nas ligações domésticas.

Bagagens: Serão transportadas por carregadores durante o percurso pedestre, máximo de 15kg por pessoa.

Acompanhamento:Guias profissionais locais, falando inglês.

Grupo: Mín 2 pessoas, máx 16.

Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis, o guia poderá alterar o programa do percurso pedestre, nomeadamente os locais de pernoita.

Documentação: Passaporte válido, visto para o Nepal obtido no aeroporto de Kathmandu.

Vacinas: Nenhuma obrigatória. A prevenção da malária é recomendada.

Equipamento: Botas para marcha, saco-cama de 3 estações (em fibra ou plumas), mochila pequena para o dia, saco de nylon flexível para a restante bagagem que será transportado por carregadores, casaco impermeável, cantil.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
Nepan-2jan18







Testemunhos