Rotas do Vento Rotas do Vento
Home  » Utilidades » Diversos » Tanzania: Ascensão do Kilimanjaro pela rota Rongai, 2018

Tanzania: Ascensão do Kilimanjaro pela rota Rongai, 2018


Programa-

D1:
Voos Lisboa-Amsterdam-Arusha.

D2: Chegada a Arusha e transporte para Moshi (5h), instalação no hotel Moshi Springland.

D3: Transporte para a entrada do Parque Nacional de Kilimanjaro em Rongai (2100m) onde iremos percorrer a rota Rongai de ascensão ao cume. Encontro com os nossos guias de montanha, cozinheiros e carregadores e início da marcha através da densa floresta tropical. A paisagem é muito verdejante onde o musgo pende em densas cabeleiras dos ramos das árvores e onde pululam macacos Colombo. Esta etapa decorre sempre dentro da floresta até à primeira caverna onde montaremos as tendas; 6h.
No Parque Nacional de Kilimanjaro, o cónico vulcão nevado, ainda activo, ergue-se de florestas luxuriantes na sua base onde deambulam leões, elefantes, leopardos, rinocerontes. À medida que se sobe nas suas encostas atravessa-se a estepe de onde sobressaem os lobélios e os senécios, até chegarmos à paisagem desértica das moreias de altitude e aos leitos e encostas glaciares.

D4: A subida continua num carreiro suave e bem marcado. Cedo a floresta dá lugar a arvoredo disperso que nos permite avistar a planície para nordeste. Atravessamos alguns regatos e começamos a encontrar os magníficos senécios, plantas características destas paragens, com as suas largas folhas carnudas muito verdes. Caminharemos pelas terras das cavernas de Kikelewa. A ascensão dura cerca de 6 horas com um almoço na 2ª caverna a 3300m. A noite será em tenda a 3600m; 4h.

D5: Continuamos em direção a Mawenzi Tarn Hut a 4330m, com pic nic no caminho. Do Tarn desfrutaremos de uma visão magnífica em direção a Kibo, nosso alvo. Pernoita em tendas; 3h.

D6: Continuamos a ascensão por um carreiro de pastores através de mato rasteiro. A paisagem irá tornar-se lunar e desértica quando atingirmos o extenso e tranquilo planalto sob o monte Mawenzi (5149m), uma impressionante montanha com diversos cumes em forma de agulha. Para noroeste eleva-se, majestoso, o Kilimanjaro (5895m) com os glaciares Kersten pendendo para sul. Depois de um bom descanso subiremos até ao refúgio School a 4750m onde montaremos as tendas. A caminhada leva 6 horas e atravessa o deserto alpino, situado no sopé da grande vertente que nos conduzirá a Gillman’s Point, na borda do planalto. Neste dia teremos de nos deitar muito cedo pois iremos iniciar a ascensão do cume perto das 1h. 

D7: Início de um longo dia de marcha até ao cume. Após umas 5h de marcha num carreiro que sobe em zig-zag chegaremos a Gillman's Point (5685m), a tempo de apreciarmos um belíssimo nascer do dia. Em cerca de 2h, caminhando em carreiro de suave inclinação sobre neve batida, chegaremos ao cume Uhuru (5895m), o tão ansiado cume do Kilimanjaro. Pausa para recuperar o fôlego, tirar fotografias e admirar o vasto panorama em redor. Descida pela borda da cratera passando novamente a ponta Gillman's e regressamos ao refúgio Kibo. Aqui podemos comprar uma cerveja para celebrar a nossa conquista antes de continuarmos a descida até ao refúgio Horombo.

D8: Marcha matinal pela floresta onde chegaremos à entrada do parque, em Marangu, após 5h de marcha descontraída. Regresso ao hotel em Moshi para uns bem merecidos duche e jantar.

D9: Transporte para o aeroporto de Arusha e embarque para os voos de regresso.

D10: Chegada a Lisboa.

Dificuldade: 4

Condições Particulares de Participação

Suplemento para quarto individual: Eur 180.

Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.

Partidas do Brasil: Consulte-nos sobre o itinerário de voos a partir da sua cidade a fim de lhe prepararmos uma proposta. Por favor indique o nome do programa, a data de partida, a cidade de onde partiria e os nomes das pessoas que viajariam consigo.

Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.

Preço: Válido em 2018;

Inclui: Os voos em classe turística, hotel 3* em Moshi com banho privativo e pequeno almoço, alojamento em albergue de montanha e/ou tenda dupla durante a ascensão, as refeições durante a ascensão, todos os transportes internos, serviços de guia, transporte das bagagens durante a ascensão, taxas de entrada nos parques, transportes terrestres.

Não inclui: Equipamento pessoal, visto (USD 50.), taxa de aeroporto (USD 25.), as refeições nas cidades e em trânsito, seguro de viagem, gorjetas (conte com USD 50 por participante).

Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 60, que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).

Refeições: Pequeno-almoço e jantar quentes, pic nic a meio do dia.

Alojamento: Hoteis 3* em Moshi , tendas.

Bagagens: Serão transportadas por carregadores durante a ascensão, máximo de 12kg por pessoa.

Transportes:
Voos Ethiopian, Etihad, Qatari, Kenya Airways em classe económica; a KLM tem voo direto Amsterdam-Kilimanjaro mediante acréscimo de preço, consulte-nos; veículos todo-o-terreno.

Acompanhamento: Guias profissionais tanzanianos.

Grupo: Mín 4 pessoas.

Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa.

Documentação: Passaporte válido, os vistos obtêm-se em cada fronteira.

Vacinas: Nenhuma obrigatória; recomenda-se a da febre amarela e o tratamento de prevenção do paludismo.

Equipamento: Botas para marcha, saco-cama 3 estações, mochila pequena, saco de nylon flexível para bagagem, roupa indicada para frio intenso, máquina fotográfica.
Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
tatec-2nov16







Testemunhos