Rotas do Vento Rotas do Vento
Home  » Utilidades » Diversos » Nades_DRF

Do Deserto Namib às Cataratas Epupa e Parque Etosha, Namíbia


Introdução

Longo raide através de uma Natureza exuberante e muito diversa onde iremos viver experiências memoráveis e observar uma fauna e uma flora muito ricas.

Em Sossusvlei caminharemos nas elevadas dunas costeiras, das mais elevadas do Mundo, que formam uma sucessão incrível de ondas fazendo lembrar um oceano.
O Parque Nacional de Etosha é conhecido pela profusão de fauna selvagem e pela facilidade com que se observam os animais de perto. Passaremos dois dias realizando safaris fascinados com as aparições de grupos de elefantes, rinocerontes, girafas, zebras, leões, antílopes, e muitos outros!


Pontos de Interesse

Caminhadas nas dunas gigantes de Sossusvlei e no deserto do Namibe;
Atividades radicais em Swakopmund;
A colónia de focas de Cape Cross;
Gravuras rupestres em Twyfelfontein;
As espetaculares cataratas Epupa;
Visita a uma aldeia da tribo Himba;
Safaris e observação diurna e nocturna de animais no Parque Nacional de Etosha;
Alojamento confortável e bem situado.

 

Programa

D1-D2: Voos Lisboa-Joanesburgo-Windhoek, alojamento em hotel.

D3-D4: Deserto do Namibe. Deixamos o desfiladeiro e rumamos a norte para o verdadeiro Deserto do Namibe com as suas dunas inconstantes e paisagens áridas. Passamos as próximas duas noites acampados no deserto, numa reserva natural privada. O nosso acampamento localiza-se no meio de altas montanhas e dunas de areia avermelhada. Durante a nossa estada aqui faremos passeios guiados a pé e de jipe, incluindo uma visita nocturna na Reserva. Alojamento em acampamento permanente. J - Pa,A,J

D5: Sossusvlei. Hoje começamos cedo, viajando directamente para as dunas de Sossusvlei. Iremos tornar a subir a uma grande duna para apreciar as mudanças de cor das mais altas dunas de areia do mundo, à medida que o sol vai mudando a sua trajectória. Teremos uma esplêndida vista sobre a sucessão de dunas que se sucedem no horizonte! Depois, caminharemos cerca de 5 km até Sossusvlei, Apesar de as dunas serem a atracção turística nº 1 da Namíbia, Sossusvlei consegue manter-se isolado das multidões. Localizada no meio de um pequeno vale por entre dunas de areia vermelha com cerca de 200m, insere-se num dos ecossistemas mais secos do mundo. Apesar disso a paisagem está sempre a mudar, o vento altera a forma das dunas e o sol as suas cores. Aqui visitaremos um vale muito especial com solo de argila branca e troncos de árvores semi-petrificadas desde há 1000 anos! A última parte do percurso para as dunas será feito em jipes, devido às condições do terreno. Pa,A,J

D6-D7: Swakopmund. Viajamos até à vila costeira de Swakopmund. Dias livres. Aqui poderemos participar em diversas actividades disponíveis (não incluído) como surf nas dunas, passeios de quad, parapente, kayak, queda livre, voo de balão ou voos panorâmicos sobre o deserto do Namibe e sobre a costa descobrindo pitorescos cargueiros naufragados e enterrados na areia. Alojamento em estalagem. Pa,A,J - Pa

D8: Skeleton Coast, Spitzkoppe. Hoje subimos a norte até Skeleton Coast e visitamos a colónia de focas em Cape Cross. No cabo Cruz veremos uma réplica do padrão deixado por Diogo Cão em 1484, antes de nos aventurarmos pelo interior até Spitzkoppe observando a paisagem lunar de Moon Valley bem com as a célebres plantas Welwitshia Mirabilis. São constituídas por duas folhas carnudas e longas, e vivem mais de 2 mil anos. O final do dia traz espantosos tons alaranjados aos rochedos e teremos uma belíssima vista sobre a planície e sobre outros imponentes rochedos ao longe. A vista fantástica do nosso acampamento em local muito selvagem é inesquecível. Pa,A,J

D9: Twyfelfontein, Palmwaag. Prosseguimos pelo deserto, e visitamos as pinturas rupestres feitas pelos aborígenes em Twyfelfontein, depois acampamos perto da montanha em Palmwaag. Esta noite esperamos ver os raros elefantes do deserto que poderão circular no nosso acampamento. Pa,A,J

D10-D11: Epupa Falls. Visitamos uma aldeia da tribo Himba, uma tribo semi-nómada que vive em pequenas colónias espalhadas pela região e que se orgulha de conservar os seus costumes ancestrais. Os himba migraram do sul de Angola há dois séculos em busca de melhores solos agrícolas. Caracterizam-se pelo orgulho na sua grande estatura e as mulheres são famosas pela sua beleza. Adornam-se com penteados peculiares, cobrem o corpo e cabelos de lama fina, usam jóias e adornos por todo o corpo e usam reduzidas vestes tradicionais. Passamos algumas horas com este povo fascinante observando o seu modo de vida e os seus costumes. Depois seguimos viagem para o Parque Nacional de Etosha. Pa,A,J

D12-D13:
Parque Nacional de Etosha. Este parque é uma das importantes reservas naturais e santuário de vida selvagem em África, com milhares de animais selvagens, como o gnu, o antílope (oryx), a zebra, o kudu (o grande antílope africano), a girafa, a chita, o leopardo, o rinoceronte, o leão e o elefante, entre muitos, que aqui abundam. O parque Etosha é conhecido pela abundância de animais e pela facilidade com que são detectados. O charco junto ao lodge de Okaukuejo atraem muitos animais durante o dia e especialmente durante a noite, proporcionando-nos muitas oportunidades de observar estes animais selvagens de muito próximo. Neste dois dias saíremos para os safaris, cedo pela manhã e a meio da tarde. Teremos momentos únicos de observação de fauna selvagem durante o safari onde passaremos umas horas observando de muito perto o comportamento dos animais. Alojamento em tenda. Pa,A,J - Pa,A

D14: Regresso a Windhoek, hotel. Pa,A

D15: Voos Joanesburgo-Lisboa. Pa

D16: Chegada a Lisboa.

Dificuldade: 2

 

Condições Particulares de Participação

Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço. Devido à grande afluência de viajantes nestas épocas, a sua inscrição deverá ser confirmada com a maior brevidade.

Partidas do Porto: Consulte-nos com a maior antecedência.

Preço: Válido em 2015;

Inclui: Os voos em classe turística, 4 noites de alojamento em albergues, bungalows, hotel, 9 noites a acampar, todos os transportes internos em camião todo-o-terreno preparado para safari, serviços de guia/motorista, taxas de entrada nos Parques Nacionais e em Victoria Falls, refeições indicadas no programa (Pa-pequeno almoço, A-almoço, J-jantar).

Não inclui: Equipamento pessoal, seguro de viagem, gorjetas (contar com cerca de Eur 30 por participante).

Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.

Seguro: O preço do seguro para esta viagem é de Eur 56. que abrange um período de 16 dias (por favor consulte as coberturas).

Material fornecido: Tendas duplas, colchonetes.

Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa. Será esperada a sua participação em tarefas colectivas: deve colaborar na montagem e desmontagem do acampamento, na preparação da fogueira, na cozinha e na lavagem de loiça.

Refeições: Pequeno almoço e jantar quentes, pic nic a meio do dia.

Alojamento: Chalets, albergues, bungalows, hotel e tenda.

Transportes: Voos em classe turística em companhia aérea europeia ou americana e todas com quem estas tenham aliança (codeshare), veículos todo-o-terreno apropriados para safari para os transportes terrestres.

Acompanhamento: Guia/motorista profissional falando inglês.

Grupo: mín 4 pessoas, máx 16, de origem internacional.

Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa.

Documentação: Passaporte válido. Os vistos obtém-se nas fronteiras à chegada.

Vacinas: Nenhuma obrigatória; recomenda-se a da febre amarela e a prevenção do paludismo.

Equipamento: Botas ligeiras, saco-cama de 2-3 estações, mochila pequena, saco de nylon flexível para bagagem, máquina fotográfica. Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.

Nades_DRF, 25mai15







Testemunhos