Rotas do Vento Rotas do Vento
Home  » Utilidades » Diversos » Ascensão do Monte Ararat (5165m)

Ascensão do MONTE ARARAT (5165M), Turquia

O programa inicia-se com a visita de Istambul, uma cidade multi-milenar, que abraça dois continentes: Europa e Ásia. É por isso dotada de uma riqueza cultural profunda que se manifesta na multiplicidade de museus, mesquitas, igrejas, praças, bazares e bairros tradicionais muito interessantes.
Depois voamos para junto da fronteira com o Irão e passamos seis dias aclimatando e subindo o monte Ararat, o local onde supostamente encalhou a Arca de Noé. O últmo terço de altitude antes do cume está coberto de neve e os último cem metros estão habitualmente cobertos de gelo.
A ascensão é fácil e o declive suave, a dificuldade técnica é reduzida, destinando-se esta actividade a montanheiros já iniciados na progressão com crampons e habituados a realizar duras travessias em montanha.
Além do programa desportivo, propomos algumas visitas culturais a destacar os célebres monumentos históricos de Istambul.


Programa de Viagem:

D1: Istambul
Voos São Paulo-Istambul. Transporte para hotel.

D2: Van – Dogubeyazit.
Voaremos de manhã para Van, situado na costa leste do lago Van, o maior lago da Turquia. Seguimos para Dogubeyazit junto à fronteira com o Irão. Visita do palácio Ishakpasa, construído no séc XVII pelo governador otomano onde apreciaremos a sua riqueza artística e a sua mistura de estilos arquitectónicos. Hotel.

D3: Dogubeyazit – Mt Ararat (Campo 1 , 3200m).
De manhã, seguimos para a aldeia Ellide onde iniciamos a ascensão para o C1 (5h). A bagagem será transportada por mulas.
Subida= 700m. Descida : 0

D4: Dia de aclimatação.
Recomendamos que suba ao C2 (4200m, 4h) para aclimatar com regresso ao C1. Tarde livre para descansar.
Subida = 1100m - Descida =1100 m.

D5: Mt Ararat (Campo II).
Subida ao C2, sendo a bagagem transportada por animais. À tarde iremos caminhar com crampons sobre neve e gelo e, para quem necessite, o guia dará um pequeno curso de uso de piolet e crampons.
Subida = 1100m - Descida =0 m.

D6: Mt.Ararat, 5165m.
Partida muito cedo para o cume a 5165m. A ascensão não tem dificuldade técnica mas requer empenho e disciplina para se manter uma passada lenta e regular. Após atingirmos o cume e de apreciarmos a vista lá do alto regressamos ao C1.
Subida = 1065mm - Descida =2265 m.

D7 e D8: Dias de reserva para o caso do mau tempo atrasar a ascensão ou precisarem de mais dias de descanso entre ascensões.

D9: Mt. Ararat – Dogubeyazit – Van.
Descida para a aldeia Cevirme (3h) e transporte para Dogubeyazit, depois para Van, de caminho visitaremos os alegados vestigios da Arca de Noé. Hotel.

D10: Van.
Voo para Istambul.

D11 e D12: Dias livres em Istambul.

D13: Van – Istanbul – São Paulo.
Voos de regresso a São Paulo.



Condições Particulares de Participação:

Inscrição: Deve enviar-nos a ficha de inscrição preenchida junto com 30% do preço.

Preço: Válido em 2015;

Inclui: Os voos em classe turística em linha regular à partida de São Paulo, alojamento em hotéis 3* com pequeno-almoço, acompanhamento de guia de montanha local falando inglês, todas as refeições do d2 ao d9, tenda dupla na montanha (Ferrino ou TNF), todos os transportes internos mencionados em minibus com ar condicionado, transporte das bagagens durante a ascensão, taxa de ascensão do monte Ararat (USD 50), equipamento colectivo, guia de montanha, cozinheiro e pessoal de apoio.

Não inclui: Equipamento pessoal, todas as refeições não mencionadas, despesas de carácter pessoal, actividades no tempo livre, entradas em monumentos em Istambul, refeições em Istambul e em Van, seguro de viagem, suplemento individual, gorjetas.

Nota: O preço dos voos é baseado em estimativas razoáveis para os trimestres futuros. As companhias aéreas poderão impor aumentos de preço dentro de prazos reduzidos por motivos vários que se prendem com economia, segurança e demais exigências legais.

Material fornecido: Tendas duplas, colchonetes.

Transportes: Voos em classe turística na Turkish Airlines, transportes internos em veículos fretados.

Acompanhamento: Guia profissional turco falando inglês.

Bagagens: Serão transportadas por veículos ou mulas, máximo de 15kg por pessoa.

Programa: Em função das condições do tempo, da condição do grupo ou outras justificáveis o guia poderá alterar o programa.

Documentação: Passaporte válido e visto a obter na Embaixada da Turquia. Teremos de pedir ao Ministério do Interior turco a autorização de ascensão do monte Ararat com mais de 50 dias de antecedência.

Vacinas: Nenhuma obrigatória.

Equipamento: Botas de montanha semi-rígidas ou rígidas, crampons, piolet, saco-cama de 4 estações, mochila pequena, saco de nylon flexível para a bagagem, casaco impermeável, máquina fotográfica. Nota: Após a sua inscrição receberá uma lista detalhada do equipamento a levar.
Tuara-14fev15







Testemunhos